× Entre em contato pelo WhatsApp
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nosso site. Conheça nossa Política de Privacidade
Aceitar

Notícias do mercado imobiliário

Setor de material de construção registra crescimen

As vendas de material de construção no comércio varejista atingiram R$ 55 bilhões em 2012 no País, volume que representa um crescimento de 3,5% sobre o igual período de 2011, segundo dados divulgados pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco).

O crescimento de 3,5%, no entanto, ficou abaixo do índice registrado em 2011, de 4,5%, em relação ao ano de 2010.

O valor de R$ 55 bilhões, porém, é o maior já registrado pelo setor em um único ano, informou, em nota, a Anamaco.

Para este ano, a associação espera um crescimento mais forte, na casa dos 6,5%. Segundo o presidente da Anamaco, Cláudio Conz, o setor está otimista em relação ao desempenho deste ano em virtude das medidas de incentivo do governo e também devido ao calendário de eventos no País, como as Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016. "Estamos muito otimistas, principalmente por causa da manutenção da redução do IPI para os produtos do setor, das obras do Minha Casa, Minha Vida e dos eventos esportivos no País", disse o executivo em nota.

Conz lembrou que também há expectativa de melhora no desempenho das linhas bancárias para financiamento das compras de materiais de construção para pequenas construções e reformas. "Reforma e construção demandam planejamento e todas essas ações vão ajudar a dar fôlego ao nosso desempenho", disse.

De acordo com a pesquisa da entidade, as vendas de materiais no varejo ficaram estáveis em dezembro ante novembro, e cresceram 5,5% na comparação com o mesmo mês de 2011.

Segundo Conz, a performance do setor no último mês de 2012 surpreendeu positivamente. Por ser um mês festivo, dezembro costuma apresentar vendas abaixo do verificado em outros meses. "Tivemos um mês de dezembro com desempenho de vendas similar a novembro. Além disso, o último trimestre do ano apresentou uma média de vendas superior aos demais trimestres", explicou o presidente da Anamaco.

A pesquisa da Anamaco mostrou ainda que, em dezembro, as vendas de materiais de acabamento mostraram desempenho melhor do que o de materiais de base, sinalizando uma demanda maior entre as obras que estão em reforma ou em fase final do que aquelas em fase inicial.

O setor de cimento registrou queda de 6,8% em dezembro na comparação com igual mês de 2011, enquanto tubos e conexões tiveram queda de 1,7% no mesmo período.

Já os setores ligados a acabamento, como tintas, revestimentos cerâmicos, argamassas e rejuntes, metais sanitários e iluminação foram os que mais venderam em dezembro. "A época de férias influenciou de forma positiva as vendas do setor", disse Conz.

Ainda segundo o estudo, as Regiões Norte e Nordeste foram as que registraram um aumento.

"Quase metade dos lojistas de ambas as regiões vendeu mais. Em compensação as Regiões Centro-Oeste e Sudeste foram as que tiveram menor desempenho de vendas", diz Cláudio Conz, presidente da Anamaco.

Fonte: CBIC
22/01/2013

Últimas notícias